
Perder horas e horas diante do computador para elaborar o melhor e mais agradável template do mundo; gastar a mesma quantidade de tempo para escrever o melhor texto já publicado em sua vida. Esse pode ter sido um tempo de vida jogado fora se, depois de todo esse trabalho, ninguém acessar a sua página não é mesmo?! Isso, é claro, sem falar na frustração de não ver nenhuma curtida ou comentário na sua página, nem a mínima repercussão sobre o assunto. Vamos acabar com esse problema agora mesmo, acompanhe o artigo: como se posicionar no Google?
Da mesma maneira que é importante trabalhar muito bem no conteúdo que irá compartilhar no seu blog ou site e tomar cuidado com imagens, vídeos e outros recursos para chamar a atenção de visitantes, é também de extrema importância, para a saúde de sua página, que você também esteja informado, minimamente, sobre algumas técnicas que podem te fazer ter a oportunidade de se posicionar no Google. A mais utilizada na atualidade, chama-se SEO - uma sigla em inglês para o termo Search Engine Optimization, ou, em livre tradução para o português, Otimização na Engenharia de Busca.
O que é SEO e como usar para se posicionar no Google?
Antes de mais nada, vale a pena dizer que aparecer nas listas de resultados de sites de buscadores, como o Google, por exemplo, pode ser sinônimo de muitos acessos à uma página. Basta lembrar de suas próprias ações na internet, o que você faz quando quer saber de algum assunto? Automaticamente, a grande maioria de nós abre a página www.google.com.br e insere a palavra ou a frase que pode nos levar a uma lista dos sites que publicam sobre o assunto que nos interessa.
Estar nessa lista pode te garantir muitos visitantes, o que, consequentemente, te garante mais sucesso em empreendedorismo digital, mais vendas, mais autoridade, mais fama virtual e assim por diante: tráfego de visitas é a chave para o sucesso na internet! Porém, para que os mecanismos da Google encontre a sua página eletrônica entre tantas outras existentes no momento, é necessário ter alguma dedicação e fazer uso de alguns macetes e técnicas que chamamos de SEO.
SEO é um conjunto de técnicas que fazem com que a Google encontrem o seu site e divulguem em sua lista de resultados. Para que seja possível se posicionar no Google, você pode utilizar algumas, ou todas, as suas ferramentas. Entre elas, estão:
-
Uso da palavra - chave: quando você utiliza palavras principais que correspondam a um resumo do conteúdo do seu site. Por exemplo: um site que trabalha com saúde, pode utilizar, além da própria palavra “saúde”, coisas como “bem estar”, “vida saudável”, entre outras.
-
Link Building: links externos que trabalham direcionando visitantes que estão, em um primeiro momento, em outra página, mas são direcionados à sua após o clique certo!
-
Snippet: é o nome que dão os especialistas para aquele pequeno textinho explicativo sobre o seu site quando ele aparece na lista dos buscadores.
-
Anchor text: ou, em português, texto âncora. São aqueles links no meio do texto que podem te levar para outras postagens que tenham a ver com determinado assunto. Isso faz com que o visitante continue navegando em sua página por mais tempo!
-
Heading Tags: recursos de programação que destacam títulos e subtítulos em uma página.
Todas essas ferramentas podem melhorar o posicionamento de sua página no Google, porém, uma coisa que você jamais deve fazer é deixar de atualizar o seu site! Os mecanismos de buscam ignoram completamente os sites que não possuem publicações com frequência. Se quiser ter como se posicionar no Google, lembre-se disso!